Asset 3tt branco

Bernardo Conde

O Bernardo antes de tudo é o fundador dos Trilhos da Terra no ano de 2007 com uma roupagem diferente da atual. Mas mais que tudo, é um apaixonado líder de viagens com mais de 10 anos de experiência em destinos como França, Espanha, Itália, Mongólia, Madagáscar e Islândia. Gosta de definir-se como um Viking Africano, ama as paisagens e ambientes nórdicos, mas sente-se como um africano na relação humana quente, generosa e predisposta a uma curiosidade genuína de quem se maravilha com a mais pequena coisa.

Desde a adolescência que sente que a melhor maneira de viajar é a caminhar, dá-nos tempo para apreciar tudo e nos relacionarmos com quem passa por nós. Este sentimento foi aprofundado quando a partir de 2009 começou a coleccionar Caminhos de Santiago. O mais longo que fez, o Francês, levou 29 dias de caminhada, mas foi nos 300 km do Caminho Primitivo que terá visto as paisagens mais bonitas do caminho.

Apaixonado pelo contacto humano e pelas paisagens avassaladoras, encontra também o encanto da viagem na valorização das coisas simples, como um grupo de pessoas em volta de uma mesa, ou simplesmente ver neve a cair.

Gosta de viajar de forma intensa, e entende que para dormir existem mais oportunidades do que quando se está a viajar. Sente que a viagem é a experiência verdadeira e que se possível, nos deve permitir ganhar uma maior noção da realidade do mundo em que vivemos fora da nossa bolha protectora.

Para além de toda a atividade relacionada com o trabalho de líder de viagem, é ainda fotógrafo profissional e podes seguir o que vai vendo por aí na sua conta de Instagram. É também o fundador do festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura, o Exodus Aveiro Fest.

Subscrição de Newsletter