Asset 3tt branco

Indonésia

O Arquipélago das Pessoas
1ª data - 09 a 29 de Junho (Últimos Lugares)

Composta por mais de 17 mil ilhas, a Indonésia é um autêntico caleidoscópio de culturas, paisagens e experiências. Venha descobrir esta extraordinária aventura de três semanas, as monumentais ruínas de cidades antigas em Java até as inóspitas aldeias escondidas nas florestas de Flores.

Damos os primeiros passos desta viagem pelas ruas de Yogyakarta, onde experimentamos novos sabores e aprendemos sobre a História do país e alguns dos seus costumes e particularidades. A capital cultural javanesa serve também de base para visitarmos as majestosas ruínas hindus de Prambanam; e Borobudur, o maior templo budista do Mundo.

Ainda em Java, teremos o privilégio de assistir ao maravilhoso nascer-do-sol junto ao Monte Bromo, um vulcão ativo rodeado de uma paisagem arrebatadora, que iremos explorar em jipes 4×4.

A segunda ilha desta viagem dispensa apresentações: Bali faz parte do imaginário de muitos viajantes e é, de longe, o lugar mais visitado da Indonésia. Contudo, por muito turística que seja, a “ilha dos Deuses” retém ainda o seu charme. Passamos dois dias em Ubud e vamos conhecer a fundo a cultura balinesa: aprendemos a cozinhar alguns dos pitéus locais, visitamos templos hindus, assistimos a espetáculos tradicionais e, quando partirmos para a próxima ilha, vamos de alma e coração cheios.

Em Sulawesi vamos surpreender-nos com a arquitetura exuberante, a arte e os rituais funerários dos Toraja, um povo que soube manter e adaptar a sua cultura ancestral até aos dias de hoje.

A última ilha desta aventura épica será Flores, que atravessamos de minivan ao longo da última semana. Vamos conhecer um vulcão com três crateras coloridas, caminhar na selva até uma intrigante aldeia que parece tirada de uma história do Asterix, descobrir etnias e tradições muito particulares – e, chegados a Labuan Bajo, terminamos em grande com um passeio de barco de dois dias pelo Parque Nacional de Komodo, explorando praias idílicas e nadando por entre riquíssimos corais e peixes de todas as cores.

É difícil resumir, numa só viagem, a extraordinária diversidade cultural da Indonésia… mas este nosso exercício de 21 dias promete uma experiência intensa e completa em boa medida.

Aproximação CULTURAL
Nesta viagem à Indonésia, mergulhamos numa rica imersão cultural, explorando desde cidades históricas até aldeias tradicionais. Templos como Prambanam e Borobudur revelam a grandiosidade espiritual e arquitetónica. Bali oferece uma profunda experiência da cultura balinesa, enquanto Sulawesi destaca rituais únicos dos Toraja. Em Flores somos presenteados com vulcões coloridos e tradições locais. A expedição de barco em Komodo destaca não apenas paisagens deslumbrantes, mas também a hospitalidade calorosa dos indonésios. Através de refeições partilhadas, construímos conexões significativas, apreciando a diversidade cultural. Ao partir, levamos não apenas memórias visuais, mas uma profunda compreensão e apreço pela riqueza cultural e humana da Indonésia.
Exigência FÍSICA
Espera-se um nível moderado de esforço físico. Desde caminhadas por terraços de arroz e subidas a vulcões até explorações de aldeias e expedições de barco, os viajantes precisarão de estar minimamente aptos para aproveitar totalmente as experiências oferecidas. Embora haja momentos relaxantes, a diversidade geográfica e cultural da Indonésia exige alguma disposição para atividades físicas variadas ao longo da viagem.
CONFORTO
O nível de conforto varia, com estadias em hotéis, guesthouses, casas tradicionais, nightbus e barco proporcionando uma experiência autêntica, embora desafiadora em alguns momentos.
INTERESSADO NESTA VIAGEM?

Pedido de Reserva

PRETENDE SER INFORMADO ACERCA DE NOVAS DATAS?

Manifestação de Interesse

Descrição

ROTA DA VIAGEM

Hoje é dia de chegadas e o Jorge espera-te no aeroporto de Yogyakarta, considerada por muitos a capital cultural de Java. 

À noite damos uma primeira volta pela Jalan Malioboro, a principal artéria comercial da cidade.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

De manhã vamos dar umas voltas pelo Kraton, o bairro tradicional da cidade onde antes ficava o palácio real e a zona residencial em redor. Aprendemos um pouco acerca da História e da cultura do país; vamos ter o primeiro contacto com os tradicionais batiques e fazemos uma introdução à viagem propriamente dita. 

À tarde, vamos de becak (uma espécie de tuktuk a pedais) até às espectaculares ruínas de Prambanam, um conjunto arqueológico composto por mais de 200 templos hindus que são hoje Património da Humanidade – e um lugar obrigatório em qualquer visita a Java.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

Hoje vamos descobrir o maior templo budista do mundo, também reconhecido pela UNESCO e representado em tudo o que é postal, canecas, porta-chaves e perfis de instagram. Chama-se Borobudor e é um lugar lindíssimo, recheado de histórias e curiosidades. À tarde voltamos para Yogyakarta, para mais umas voltas, antes de partirmos para Malang, onde chegamos à noite.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

Passamos o dia em Malang, uma pequena cidade do leste de Java que, para além de ser conhecida pela sua gastronomia, serve de ponto de partida para o programa da próxima madrugada. Malang não está propriamente no radar do turismo internacional – mas é, curiosamente, um dos cantinhos especiais do Jorge, na Indonésia. 

Vai ser um dia tranquilo, pois amanhã arrancamos bem cedo para o Monte Bromo.

Alimentação: –
Dormida: Guesthouse

Arrancamos de madrugada, em jipes 4×4, subindo as montanhas mesmo a tempo de assistir ao nascer-do-sol junto ao Monte Bromo, um vulcão muito fotogénico que ainda está ativo. 

O passeio de jipe é duro, mas a paisagem é de outro mundo e vai valer muito a pena. Entre outras paragens, poderemos inclusive subir, a pé, até à cratera do vulcão!

 

Voltamos a Malang a tempo de almoçar e depois seguimos de minivan até Surabaya, onde apanhamos um voo regional para Bali, a segunda ilha desta viagem. 

A capital, chamada Denpasar, é uma confusão e não tem charme algum, por isso só ficamos o tempo necessário para mudar de transporte, e seguimos de carro para Ubud, no centro de Bali.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

Teremos dois dias para passear e conhecer esta terra tão charmosa, bem no centro de Bali. 

Ubud é uma cidade turística, é verdade, mas é um destino imperdível e muito, muito particular. 

Aqui vamos fazer uma caminhada entre arrozais, descobrir a cultura balinesa através de uma cooking class e ficar a conhecer algumas das tradições mais importantes desta ilha que é, maioritariamente, hindu.

Quem quiser fazer massagens, podem começar aqui.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

A segunda semana da viagem começa com outro voo regional: hoje seguimos viagem para Makassar, a capital de Sulawesi, a terceira ilha visitada nesta aventura. 

Dependendo da hora do voo, damos uma volta pelo centro da cidade e experimentamos, garantidamente, aquele que é um dos pratos preferidos do líder na Indonésia.

Viajar com o Jorge é sinónimo de muitas descobertas gastronómicas.

Alimentação: –

Dormida: Hotel

Arrancamos logo de manhãzinha, de minivan, para um dia passado na estrada, subindo a ilha rumo a Rantepao, a principal cidade de Tana Toraja. 

Pelo caminho fazemos algumas paragens, umas das quais numa zona de lagos e dramáticos rochedos, onde fazemos um pequeno passeio de barco. 

Chegamos a Rantepao mesmo a tempo de jantar.

Alimentação: –
Dormida: Guesthouse

O grupo étnico Toraja tem uma relação com a morte que ultrapassa tudo o que já viste ou ouviste falar. Temos dois dias para conhecer, de mota*, a paisagem de cortar a respiração e as aldeias em redor de Rantepao, e assim testemunharmos algumas das crenças e tradições deste povo. 

Fazemos pequenas caminhadas, exploramos pequenas grutas, conhecemos as casas tradicionais com a sua arquitetura tão peculiar… e toda uma nova cultura incrível onde os mortos não são enterrados, mas embalsamados e guardados em caixões pendurados em escarpas. 

Com “sorte”, podemos até ter a oportunidade de assistir a um funeral.

 

Dormimos uma noite numa casa tradicional, cuja arquitetura remete aos barcos em que se acredita que chegaram os antepassados dos Toraja; e, ao fim do segundo dia de passeio, voltamos para Rantepao e apanhamos um nightbus (com camas) de volta para Makassar.

* com drivers incluídos.

Alimentação: –
Dormida: Casa tradicional e nightbus

O autocarro chega de manhãzinha a Makassar e ficamos logo no aeroporto, pois espera-nos outro voo regional, desta vez com destino a Maumere, na ilha de Flores. 

Hoje merecemos, mais do que nunca, uma pausa – por isso não avançamos mais e aproveitamos o resto da tarde na praia, a relaxar.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

Hoje arrancamos pela ilha adentro, ziguezagueando de minivan por entre vulcões, arrozais e aldeias. Depois de almoço subimos até ao topo do Kelimutu, um vulcão adormecido que tem três crateras… cada uma com um lago de cor diferente. É um cenário de outro mundo. Depois prosseguimos viagem até Ende.

Alimentação: – 

Dormida: Hotel

Passamos a manhã em Ende e depois avançamos, por estrada, até Bajawa.

Chegamos ao fim da tarde ao nosso destino e jantamos.

Alimentação: –
Dormida: Guesthouse

Hoje vamos conhecer Bena e outras aldeias tradicionais Ngada, a etnia desta região em redor de Bajawa. 

Estes lugares resistem ao tempo, preservando tradições animistas e um estilo de vida único. 

Aproveitamos para fazer uma caminhada entre duas aldeias – e ainda visitamos uma cascata, para nos refrescarmos.

Alimentação: –
Dormida: Guesthouse

Continuamos pela ilha fora até Ruteng, parando aqui para experimentar a aguardente local e ali para perceber como se trabalha o bambu; e chegamos ao nosso destino mesmo a tempo de ver os tradicionais arrozais em forma de teia de aranha.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

Hoje saímos da estrada principal e, entre mais arrozais lindos e muitos buracos pelo caminho, avançaremos até uma aldeia piscatória, onde a minivan e as mochilas ficarão à nossa espera até amanhã. 

Daqui só levamos o básico e apanhamos boleia de mota até um trilho que sobe pela montanha acima. São quase três horas de caminhada, até chegarmos a uma aldeia perdida na floresta que parece tirada de um livro do Asterix. 

Wae Rebo é um dos lugares mais incríveis que o Jorge já conheceu, com os seus telhados em cone e uma série de tradições e rituais que é preciso cumprir enquanto se está lá.

Alimentação: –
Dormida: Casa tradicional

De manhã fazemos o trekking de volta ao lugar onde deixámos as motas, e daí até à carrinha. 

Depois continuamos por estrada até Labuan Bajo, já na ponta ocidental da ilha de Flores. 

À noite vamos jantar ao mercado do peixe.

Alimentação: –
Dormida: Hotel

De manhã fazemos o trekking de volta ao lugar onde deixámos as motas, e daí até à carrinha. 

A viagem termina com um passeio de barco pelo espectacular Parque Nacional de Komodo. Vamos fazer snorkeling, visitar ilhas desertas, nadar numa praia de areia cor-de-rosa… e basicamente relaxar durante dois dias. 

Vai saber-te pela vida!

Alimentação: –
Dormida: Barco e Hotel

Passaram a correr estas três semanas e está hora de regressar a casa. Os voos de regresso devem ser comprados saindo de Labuan Bajo.

Alimentação: –
Dormida: –

Preço2580€/pessoa
Total 20 noites16 noites em hotéis/guesthouses; 2 noites em casas tradicionais; 1 noite num nightbus; 1 noite num barco
AtividadesDescoberta cultural e de natureza, aventura, snorkeling, trekking
TransportesAutocarros, avião, jipes, mota (com condutor), táxis, becak e barco
ReservasGrupo 6 a 8 pessoas
INCLUI
EXCLUI
LÍDER DE VIAGEM

Jorge Vassallo

INTERESSADO NESTA VIAGEM?

Pedido de Reserva

PRETENDE SER INFORMADO ACERCA DE NOVAS DATAS?

Manifestação de Interesse

  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-4-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-46-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-5-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-17-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-16-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-6-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-26-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-7-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-8-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-20-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-21-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-1-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-44-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-38-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-30-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-22-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-35-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-27-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-39-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-28-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-33-copy.jpg
  • https://trilhosdaterra.com/wp-content/uploads/2023/12/Indonesia_TT_Vassallo-47-copy.jpg

Formulário de Inscrição

Remover
Dados Pessoais
Os Meus Documentos
Telefones Alternativos e de Emergência
Dados para faturação

Manifestação de Interesse

Subscrição de Newsletter